terça-feira, 26 de outubro de 2010

Anti-depressivo

Gente, velejar é o melhor anti-depressivo que existe!

Há alguns anos passei por uma situação bastante complicada, perdi meu irmão mais velho que era meu melhor amigo, meu conselheiro, meu guia, meu companheiro de viagens, meu suporte, ele era meu mundo. Um dia o grande coração daquele japonês cabeçudo parou... Nem pude me despedir... Na época transformei meu namorado no meu novo suporte, mas exagerei na dose, acabei jogando em cima dele toda a responsabilidade pela minha felicidade e descontei somente nele toda a minha carência. Bom o resultado não poderia ter sido outro, nós terminamos o namoro, porque um certo dia ele não aguentou mais. Mas em menos de um mês já estávamos juntos novamente, colocamos todos os pingos nos "i's"... Eu aprendi um bocado sobre não ser tão ciumenta, nem possessiva. Mas uma coisa ficou dentro de mim e isso eu não tive como controlar... Eu logo entrei em depressão!

Ninguém entendeu nada, porque quando eu entrei em depressão já fazia mais de um ano da morte do meu irmão e já tinha alguns meses que estava tudo as mil maravilhas no meu relacionamento com meu namorado... Mas esse tipo de coisa não é assim tão lógico e cronologicamente certo, né?! Eu tinha perdido o meu irmão, que era o meu mundo e consegui me reerguer e seguir em frente porque transformei meu namorado no meu suporte, imaginem a bagunça na minha cabecinha quando o meu namorado (novo suporte), também saiu da minha vida. Meu mundo caiu, eu percebi que a minha vida não tinha bases sólidas, que toda vez que eu achava que tudo estava caminhando bem, simplesmente alguma coisa podia acontecer de uma hora pra outra e roubar o meu chão de mim!!!

Na época eu procurei ajuda profissional e foi o meu psicólogo com seus florais que me "consertou". Eu logo me vi curada, mas o psicólogo me alertou que essa não é uma doença da qual a gente simplesmente se livra assim, e que de tempos em tempos, se eu não tomasse cuidado, poderia ter recaídas. Mas ele disse que eu mesma poderia tentar me curar sozinha e somente quando percebesse que não conseguiria mesmo, daí poderia procurá-lo novamente. Desde lá, de tempos em tempos, de fato, eu tive algumas recaídas... Mas sempre saía com a ajuda do meu namorado e da minha família.

Mas recentemente, descobri que a vela é um ótimo anti-depressivo!! Nas minhas últimas crises, foi sempre velejando que eu me curei... Aliás, meninas, velejar é bom até pra combater a TPM, sabiam?! Teve um dia em que eu estava muuuuuuito mal humorada por causa da TPM, daí fui velejar de cara azeda, mas pouco depois, quando fui ver, já estava sorrindo durante a velejada.

Na última velejada, no dia 23 de Outubro de 2010, eu venci mais uma batalha contra a minha mente! Eu estava já há algum tempo sem timonear, porque estava com medo de timonear na represa, e no barco apenas estando eu e meu namorado (eu tinha confiança e adorava timonear sempre que tínhamos um instrutor junto). Nesse sábado eu fui direitinho no leme, fiz bordos, peguei traveses e alhetas, enfim, consegui vencer o medo!

E foi tão deliciosa a sensação de que sou capaz de enfrentar tudo... Sem dúvida a vela já tinha um papel imortante na minha vida, mas depois desse sábado, posso dizer que a vela está salvando a minha vida, está me ajudando a retomar o controle sobre a direção do meu próprio destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário